IA que mede com precisão o tamanho das multidões desmascara números inflados de Bolsonaro
Jair Bolsonaro vangloriou-se de que 600 mil pessoas participaram de um comício em seu apoio, mas uma equipe de pesquisadores estimou que havia apenas 185 mil pessoas.
Leer en español
Uma ferramenta de inteligência artificial (IA) ajudou a negar as alegações do ex-presidente Jair Bolsonaro, sobre a suposta presença massiva de cidadãos num comício político em seu apoio em 25 de fevereiro de 2024.
Nesse dia, o ex-presidente liderou uma marcha em que foi proclamada a sua inocência face aos problemas judiciais que tem enfrentado devido ao abuso de poder.
Bolsonaro está proibido de concorrer a cargos públicos até 2030, já que no ano passado o Tribunal Superior Eleitoral o considerou culpado de abuso de poder e uso indevido de meios de comunicação públicos nas eleições de 2022 .
Durante o evento de fevereiro deste ano, milhares de seus apoiadores se solidarizaram em sua defesa, alegando que Jair Bolsonaro é um perseguido politicamente do atual governo.
Foi o “maior evento político já realizado” na Avenida Paulista, com mais de meio milhão de participantes, afirmou naquele dia a equipe do ex-presidente.
Até a Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo, governada por aliados de Bolsonaro , disse que 600 mil pessoas participaram do comício em favor do político.
Leia: Um ano de Lula: setor TIC avalia andamento de suas promessas
No entanto, uma equipe de pesquisadores da USP, usou uma ferramenta de IA e drones para medir com mais precisão e confiabilidade o fluxo de pessoas no evento político.
A ferramenta, que ainda não tem nome, utiliza imagens de drones para identificar indivíduos e estima o número total de participantes no local por meio de análises com inteligência artificial.
Esta ferramenta foi desenvolvida pelo cientista político Pablo Ortellado e uma equipe de pesquisadores. Inicialmente, o software dessa tecnologia era utilizado para contagem de gado.
Quando aplicado ao comício político, a equipa de investigadores estimou que a presença no evento de apoio a Jair Bolsonaro foi inferior a um terço do que o político e a sua equipa presumiram. Na realidade, cerca de 185 mil seguidores teriam participado do comício .
A ferramenta de IA em questão possui diversos campos de aplicação. Particularmente, na esfera política , poderia ser um aliado para obter informações mais confiáveis sobre protestos e manifestações , tanto sobre aqueles cujos números são inflacionados em favor dos políticos como sobre aqueles que são subestimados pelas autoridades.
Recomendamos: Convergência entre 5G, IA e big data forma o pilar da indústria 4.0
Pablo Ortellado disse que ele e sua equipe tiveram a ideia de desenvolver a ferramenta depois de se sentirem frustrados com a falta de confiabilidade dos dados de comparecimento aos ralis, fornecidos pelo Estado e pela mídia brasileira.
“Os números eram muito discrepantes e essa é uma informação crucial para compreender os fenómenos políticos. Queríamos oferecer um parâmetro objetivo ”, destacou Ortellado.
Portanto, os pesquisadores esperam que a nova ferramenta seja muito útil para alcançar mais transparência e precisão nas medições dos movimentos sociais e políticos, não só no Brasil, mas em todo o mundo.
Atualmente, disse Ortellado ao Rest of World, o método mais utilizado hoje para calcular o tamanho de uma multidão é avaliar a densidade de pessoas em uma determinada área e multiplicá-la pelo espaço total ocupado pela multidão, o que não fornece uma estimativa. preciso.