Huawei inaugura primeira fábrica de manufatura com 5G do Brasil

A Huawei inaugurou a primeira fábrica inteligente de manufatura do Brasil, a Huawei Local EMS Factory, na cidade de Jundiaí, em São Paulo. A fábrica usa 5G na linha de produção e foi equipada com tecnologias de Inteligência Artificial (IA), nuvem e Internet das Coisas (IoT), o que tornou a produção mais eficiente e aumentou a produtividade.

Foram instaladas 14 antenas 5G para conectar uma área de 30 mil m², onde serão produzidos equipamentos eletrônicos como rádios-base, placas processadoras, placas controladoras, entre outros itens. Toda a linha de produção está conectada à rede e funciona com aplicações baseadas em 5G, como câmeras com IA e óculos de realidade aumentada

As câmeras detectam erros na linha de montagem e presença de pessoas não autorizadas ou sem os equipamentos de proteção adequados, monitorando a produção e garantindo a segurança do ambiente de trabalho. Os dados coletados são analisados na nuvem, o que reduz o tempo das análises de qualidade e aumenta a eficiência e a confiabilidade dos testes de produtos.

Leia também: Huawei e TIM levam 5G e soluções inteligentes para Curitiba

Os óculos de realidade aumentada são outro diferencial da fábrica, pois são utilizados pelas equipes para fazer a manutenção das máquinas. Com eles, é possível fazer um checklist dos equipamentos e enviar as informações em tempo real para a central de operações.

Em 2020, a Huawei inaugurou um armazém conectado com 5G na cidade paulista de Sorocaba. São 12 antenas utilizadas para conectar veículos e empilhadeiras autônomas, câmeras com IA e dispositivos de radiofrequência. As tecnologias implementadas garantiram um aumento de 25% na eficiência da operação e uma diminuição do ciclo de produção de 17 para 7 horas.

A expectativa da Huawei é que, até 2030, as tecnologias de IA e 5G sejam amplamente utilizadas globalmente nos negócios, com até 70% dos investimentos canalizados para isso, informou Andrew Williamson, vice-presidente global de Políticas Públicas da Huawei, durante o Brasil 5G, evento promovido pelo DPL Group