Excesso de dados complica a vida de 81% dos profissionais

No Brasil, 85% dos líderes de negócios e da força de trabalho acreditam que eles estão sendo bombardeados de dados sobre seus negócios. Apesar de as informações serem importantes para tomar as melhores decisões, a avalanche de dados também atrapalha a vida pessoal e profissional dos trabalhadores.

O número é da pesquisa The Decision Dilemma, feita pela Oracle e Seth Stephens-Davidowitz. O estudo ouviu 14 mil pessoas no mundo em janeiro de 2023. Na América Latina, foram 1.500, entre Brasil, México e Colômbia.

A pesquisa revelou que 89% dos profissionais brasileiros acreditam que o número de decisões que eles tomam todos os dias aumentou 10 vezes nos últimos três anos. E 81% deles dizem que o volume de dados está complicando a vida pessoal e profissional.

O dilema está no reconhecimento de que os dados são importantes para a tomada de decisões ao mesmo tempo em que o excesso deles pode atrapalhar o andamento dos negócios.

Por exemplo, 99% dos líderes entendem que a inteligência de decisão – analisar os dados e usá-los para tomar decisões – pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa. 

E 97% deles acreditam que as informações podem ajudar nas decisões de recursos humanos, finanças (98%), cadeia de suprimentos (98%) e experiência do cliente (98%).

oracle dados br

Entretanto, o excesso de dados sem a devida inteligência pode prejudicar os negócios. Segundo o estudo, 73% das pessoas admitem que desistiram de tomar uma decisão devido ao excesso de informações. E 89% dos líderes relataram alguma angústia em relação a esse processo, como culpa ou questionamento sobre uma escolha que fizeram no passado.

A conclusão da Oracle é que o gerenciamento e análise de dados deve mudar. A companhia defende que as organizações precisam de base de dados confiável; do contexto das informações, e não apenas números; e de Inteligência Artificial, que pode ajudar como um filtro dos dados. Essas são algumas ferramentas que podem melhorar o processos de tomada de decisão.