Embratel e Claro levam 4G para ferrovia na serra de Santos

A Rumo, operadora de ferrovias, e a Embratel anunciaram a ampliação do 4G da Claro na serra de Santos, em São Paulo. O projeto instalou 41 antenas nos 41 quilômetros entre as estações Evangelista e Paratinga.

Os benefícios já estão sendo notados na maior autonomia e redução do tempo de comunicação entre maquinistas e o centro de controle operacional (CCO) da Rumo.

Antes, o trecho da ferrovia operava com um sistema de comunicação via satélite, mas, devido a topografia, o sinal por satélite não oferecia boa cobertura na serra. “Agora, temos uma redução de cerca de 97% no tempo de envio de informações entre trens e CCO, o que fez com que nosso delay caísse, em alguns casos, de 7 minutos para poucos segundos”, disse Marco Andriola, diretor de Tecnologia Ferroviária da Rumo. 

O projeto também beneficiou a segurança do maquinista, que agora pode acionar as equipes nos 41 km de serra mais rapidamente.

A rede de conectividade ainda permitiu que a Rumo instalasse câmeras nas cabines dos trens. Em uma próxima fase, haverá monitoramento constante, inclusive com Inteligência Artificial e Analytics, para evitar situações emergenciais.

Vale lembrar que, por ser uma rede pública, a população e as empresas locais terão acesso ao 4G da Claro na região.

Parceria com a Nokia

Para conectar as locomotivas, foi necessário fazer um redesenho interno dos trens para captar o sinal 4G de forma integrada à comunicação satelital. A Nokia auxiliou neste processo com uma solução que permite alteração automática de conectividade quando os trens entram na serra e deixam de usar a conexão satelital para usar o 4G.

O projeto estava previsto desde 2021, quando a Rumo e a Embratel fizeram um acordo para serviços de Nuvem, data center, Wi-Fi, conexão 4G, rádio P2P (peer-to-peer) e gestão e monitoramento de equipamentos.

A implantação do 4G na serra começou em maio do ano passado. Agora, a ideia é expandir a rede para outros trechos da serra.