Dynatrace aposta em abordagem que combina diferentes IA em suas soluções de observabilidade
Com uma aposta numa tríade combinada de inteligência artificial (AI), a Dynatrace, empresa estadunidense de soluções em observabilidade e automação para TI, garante uma integração que permite uma visão contextualizada da infraestrutura de software das empresas, a fim de identificar e resolver problemas com precisão.
Sua abordagem combina o uso da tecnologia para a análise de causas raízes, predição de problemas e criação de interfaces de linguagem com IA Generativa, através de um repositório de dados comum para todos os tipos de dados observáveis, incluindo logs, rastreamentos e métricas.
“Isso permite que as empresas se antecipem a problemas, melhore a experiência do usuário e assim, reduza custos”, explica Roberto Carvalho, vice presidente Latam da Dynatrace. Não só o setor de telecomunicações, mas diferentes segmentos têm adotado essas ferramentas, especialmente no que tange aos sistemas de negócios (BSS), o que inclui a gestão da experiência do usuário em plataformas digitais, como sites e aplicativos.
Acompanhe: Situação do X e da Starlink no Brasil gera preocupações, rebeldia e êxodo virtual
Na Claro, por exemplo, sua principal cliente do setor telecom na América Latina, as soluções oferecidas pela Dynatrace vão além do monitoramento AIOps, abrangendo infraestrutura e operações.
O executivo observa que as telecomunicações enfrentam um cenário de desafios contínuos, como a necessidade de manutenção e atualização de infraestruturas complexas, demandando cada vez mais soluções de observabilidade e de monitoramento em tempo real.