sábado, enero 28, 2023
HomeBRASIL5GCloud2U contrata Ericsson para implantar rede 5G e Lab 5G SA

Cloud2U contrata Ericsson para implantar rede 5G e Lab 5G SA

A Ericsson vai apoiar a Cloud2U em sua primeira rede 5G e implantar um laboratório para desenvolver os serviços 5G SA da operadora.

A Cloud2U, do grupo Greatek, selecionou a Ericsson para apoiá-la na implementação da sua primeira rede 5G. A companhia foi uma das entrantes no leilão do 5G em novembro do ano passado, arrematando um bloco de 80 Mhz na faixa de 3,5 GHz para atender os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Segundo a Cloud2U, a Ericsson irá fornecer a rede de acesso e core 5G para a rede de referância, além de serviços de suporte, design, instalação e integração das redes.

O acordo também prevê, em sua primeira fase, a implantação de um Laboratório 5G, localizado na cidade de São José dos Campos, em São Paulo. O laboratório ficará dedicado a desenvolver produtos e negócios usando o 5G Standalone.

“Será um laboratório de Engenharia para trabalharmos nos serviços 5G da operadora Cloud2U, desenvolver os melhores Setups para que os planos de Internet entregues garantam a melhor experiência para os nossos futuros assinantes”, explicou Anderson Ferreira, gerente de Novos Negócios do Grupo Greatek.

A parceria também vai criar um ambiente para desenvolvimento de produtos pela marca Greatek, fabricante e distribuidora do Grupo. A ideia é criar CPEs 5G e roteadores, por exemplo. “O laboratório estará aberto para o desenvolvimento de tecnologias com parceiros de aplicativos, Inteligência Artificial e dispositivos de Internet das Coisas”, comentou.

Rodrigo Dienstmann, CEO da Ericsson para o Cone Sul, defendeu as parcerias com outras empresas em uma entrevista para a DPL News. Ele acredita que novos casos de uso – necessários para agregar valor ao 5G – só serão criados com a articulação com os diferentes atores do setor, como a indústria de telecomunicações, conteúdo e games, por exemplo.

Sobre o acordo com a Cloud2U, ele disse que a expectativa dos usuários sobre o 5G é cada vez mais alta, “especialmente em relação à cobertura de rede, e à oferta de serviços inovadores que explorem todo o potencial da nova tecnologia. Ao eleger nossos serviços e soluções de rede 5G, a Cloud2U dispõe do que há de mais moderno, seguro e eficiente para respaldar esses desafios e desenvolver novos modelos de monetização 5G”.

Mirella Cordeiro
Mirella Cordeiro
Editora, jornalista de temas digitais, de telecomunicações e tecnologia e correspondente da DPL News no Brasil e em português.

LEER DESPUÉS