Claro inaugura nova usina solar para abastecer 110 unidades da operadora

Leer en español

A Claro Brasil anunciou uma nova usina de energia solar no Distrito Federal na quinta-feira, 6. A construção feita em parceria com a EDP Smart faz parte do programa “A Energia da Claro”, cujo objetivo é priorizar o uso de fontes renováveis e ações de proteção ao meio ambiente em todas as operações e instalações da empresa.

O parque do Distrito Federal deve abastecer 110 unidades da operadora, evitando a emissão de 490 toneladas de gás carbônico. Segundo a Claro, isso corresponde ao plantio de 2.721 árvores.

A usina foi instalada em uma área de 6 hectares e possui 11.880 módulos fotovoltaicos com potências de 325Wp e 330Wp, além de 25 inversores, que são capazes de gerar 6.540 MWh/ano. Essa energia equivale ao consumo de 2.725 casas com o uso médio anual de 2.400kWh.

De acordo com o Diretor de Infraestrutura da Claro, Hamilton Ricardo Pereira da Silva, a parceria reforça o compromisso da empresa com a inovação e a sustentabilidade. “O ‘Energia da Claro’ é considerado atualmente o maior programa de geração distribuída do País”, disse o executivo.

A iniciativa foi lançada em 2017 e conta com usinas solares em vários estados, como Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Também há projetos de construção nas outras unidades federativas.

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica mostram que, de 2012 a 2021, o Brasil ultrapassou 8 gigawatts (GW) de potência instalada na fonte solar fotovoltaica. Foram mais de R$ 41,5 milhões em investimentos privados no período, gerando mais de 254 mil empregos e mais de R$ 12,1 bilhões de arrecadação em tributos.