A Claro venceu o Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2023. Foi a terceira vez, e segunda consecutiva, que a operadora levou o reconhecimento.
A Vivo ficou em segundo lugar, a TIM em terceiro e Sky e Oi ficaram com o quarto e quinto lugar, respectivamente.
“Acessibilidade e inclusão são compromissos da Claro, que estão presentes no dia a dia da companhia e se refletem em nossos produtos e serviços, assim como em nossos canais de atendimento, online ou presenciais”, disse Andréa Campos, diretora de Experiência do Cliente Claro.
Uma das iniciativas da operadora foi a transmissão da Copa do Mundo no Qatar acessível com audiodescrição, legenda e libras. A partir de fevereiro, a Claro também passou a disponibilizar um exemplar em braille do Código de Defesa do Consumidor nas lojas físicas e a versão online acessível, que pode ser acessada em áudio e texto.
A operadora ainda tem outras ações, como planos de celular para pessoas com deficiência auditiva e uma Central de Intermediação de Comunicação, que atende o cliente em libras e faz a ponte com o serviço que não dispõe de acessibilidade.
Prêmio Anatel de Acessibilidade
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o prêmio destaca as empresas que têm ambientes físicos e virtuais de atendimento mais amigáveis para as pessoas com deficiência e que desenvolvem ações para assegurar direitos de acessibilidade.
A Anatel avalia quatro indicadores:
- Atendimento Especializado nos Setores de Atendimento no Estabelecimento (ASA);
- Acessibilidade na Página da Internet (API);
- Eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência (ERA);
- Ações Voluntárias que incentivem/divulguem/assegurem os direitos das pessoas com deficiência (AVI).
Neste ano, a Claro foi a primeira colocada nos quesitos ASA e AVI; a Vivo venceu no indicador ERA, e a Sky foi a vencedora de API.