Brasil | RNP inicia piloto do Programa Internet Brasil em 15 escolas do Nordeste

A RNP deu início a uma Prova de Conceito (projeto-piloto) do Programa Internet Brasil, que distribui chips, pacotes de dados ou dispositivos para estudantes de escolas públicas da educação básica que sejam de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo.

O piloto começou em julho em 15 escolas de seis cidades da região Nordeste: Caicó (RN), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Juazeiro (BA), Mossoró (RN) e Petrolina (PE). O acesso à internet se dará por meio da distribuição de chips com pacotes de dados de até 20GB.

“A RNP vem atuando em diversas iniciativas que viabilizam a democratização do acesso de alunos e professores. Alinhado aos objetivos estratégicos da organização, temos a preocupação de executar as políticas públicas com a maior sinergia, potencializando os seus resultados”, explica o diretor de Serviços e Soluções da RNP, Antônio Carlos F. Nunes.

Sobre o Internet Brasil, Nunes ressalta o impacto que o acesso móvel deverá ter nas dinâmicas de aprendizado. “O celular com um pacote de dados adequado permite que alunos acessem os conteúdos educacionais de qualquer lugar, viabilizando uma maior mobilidade”, afirma ele.

As 15 escolas que participarão da Prova de Conceito já fizeram a adesão junto a suas secretarias. Em breve, os gestores das escolas poderão acessar o portal do Internet Brasil e solicitar o benefício para os alunos que cumpram com os pré-requisitos do programa e tenham interesse em obter o chip de dados móveis. Até 10 mil alunos devem ser beneficiados nessa primeira etapa.

Antônio Carlos F. Nunes ressalta que, de acordo com levantamento anual divulgado pela FGV, o Brasil tem atualmente mais de um aparelho celular inteligente por habitante. “Segundo levantamento anual divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)*, o Brasil tem atualmente mais de um aparelho celular inteligente por habitante. Desta forma, partimos do princípio de que ao menos um representante da família poderá ter um aparelho, porém ainda havendo a barreira da conectividade. Assim, um pacote de dados adequado que viabilize o acesso permitirá que esse aluno possa ser incluído digitalmente para dar continuidade aos seus estudos”.

Tecnologia inovadora

Os chips entregues aos estudantes serão neutros. Isso significa que a RNP poderá definir, de maneira remota, a operadora de internet a ser utilizada em cada celular. O objetivo é garantir, assim, que cada aluno esteja sempre conectado às redes 3G e 4G mais eficientes de cada região.

*Com assessoria de imprensa.