O Ministério das Comunicações anunciou a distribuição dos primeiros chips para estudantes de escolas públicas. O evento aconteceu em Natal, no Rio Grande do Norte (RN), nesta sexta-feira, 17, em uma ação do Programa Internet Brasil e contou com a presença do ministro Fábio Faria e do presidente Jair Bolsonaro.
“Os estudantes vão receber um chip para que eles e a suas famílias possam ter acesso à Internet dentro de casa, por meio de um chip de celular. Vamos começar com 700 mil pessoas nos próximos meses e vamos chegar a 14 milhões de pessoas do Cadastro Único”, disse o ministro.
Serão distribuídos 10 mil chips nesta primeira fase do programa, sendo 1.800 no Rio Grande do Norte, estado natal do ministro. Os municípios que vão receber o benefício são Caicó e Mossoró, do Rio Grande do Norte; Caruaru e Petrolina, em Pernambuco; Juazeiro, na Bahia; e Campina Grande, na Paraíba.
O objetivo do projeto é permitir que os alunos tenham acesso a recursos educacionais digitais, ampliar a participação em atividades não presenciais, contribuir para a inclusão digital e apoiar as políticas do governo que exigem acesso à Internet.
Relacionado: Instituído o Programa Internet Brasil
Na ocasião, Faria e Bolsonaro também anunciaram a instalação de WiFi em 48 praças na cidade de Natal. Segundo o ministério, a iniciativa faz parte da Infovia Potiguar, que leva fibra óptica para o estado e Internet em alta velocidade para locais como escolas e hospitais públicos. Para esta entrega, foi investido R$ 1,4 milhão.
O programa, em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), foi divulgado em 2018. Até o momento, foram entregues 206 km de rede e o restante será concluído em até dois anos. A expectativa é que o projeto beneficie 2 milhões de pessoas, com o investimento total de R$ 40 milhões.
Por fim, o ministro e o Presidente ainda comunicaram a entrega de 3.125 mil kits de conversores digitais para famílias do Rio Grande do Norte, do Ceará e do Maranhão, por meio do Digitaliza Brasil.