domingo, octubre 2, 2022
HomeREDESBrasil | Empresas assinam contrato para operar e manter Infovia 00

Brasil | Empresas assinam contrato para operar e manter Infovia 00

Telefonica, Wirelink, Br.Digital, ICOM Telecom, SEA Telecom e Aquamar formam o Consórcio Aberto do Operador Neutro; operadoras terão o direito de explorar a capacidade da rede para levar internet à população.

Ministério das Comunicações

O Consórcio Aberto do Operador Neutro da Infovia 00 – projeto piloto do programa Norte Conectado do Ministério das Comunicações (MCom) – está formalizado. Nesta sexta-feira (29), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) concluiu a assinatura do contrato com as seis empresas que compartilharão a operação e manutenção da infraestrutura de fibra óptica subfluvial que conecta os municípios de Macapá (Amapá), Almeirim, Monte Alegre, Santarém e Alenquer (Pará). Passam a integrar o consórcio as operadoras e provedores: Telefonica, Wirelink, Br.Digital, ICOM Telecom, SEA Telecom e Aquamar.

As empresas assumem o compromisso de operar e manter o cabo de fibra óptica e os equipamentos, inclusive aqueles já utilizados pela RNP – detentora da infraestrutura. Será levada conectividade a instituições de ensino e pesquisa, hospitais, centros de saúde e unidades do poder judiciário, de modo que o setor público não terá custos para a manutenção do serviço.

Em contrapartida, cada uma das consorciadas terá disponível um par de fibra óptica para explorar comercialmente a capacidade, seja por meio da venda de pacotes a usuários finais ou compartilhando a infraestrutura com outras companhias. As empresas deverão instalar as próprias redes nas cidades.

INFOVIA 00 – A rede de infraestrutura subfluvial (backbone) que levará conexão de altíssima velocidade à população tem um cabo de 24 pares de fibra óptica com 770 km de extensão. Além disso, conta ainda com caixas de ancoragem de terminação do cabo óptico subfluvial; pontos de presença em datacenters modulares em contêineres; e um sistema DWDM instalado e pronto para uso, com possibilidade de até 40 canais ópticos. Cada canal tem capacidade de 100 gigabits por segundo (Gbps) – conexão quase mil vezes superior à banda larga doméstica que, em média, tem capacidade de 100 megabits (Mbps) por segundo. Aproximadamente, 1 milhão de pessoas devem ser beneficiadas.

DPL News
DPL Newshttps://dplnews.com/
Digital Policy & Law es una empresa especializada en el análisis estratégico de las políticas públicas de telecomunicaciones, TIC y economía digital.

Publicidad

LEER DESPUÉS