Começa o Brasil 5G, evento promovido pela DPL Live, para contar à América Latina o processo do leilão do 5G no maior país da região. Nas boas vindas, Jorge Fernando Negrete, presidente do DPL Group, garantiu que esta é uma oportunidade para aprender com a experiência do Brasil.
“Neste momento, a América Latina já tem cinco processos de lançamento do 5G, uma tecnologia inovadora, que criará novas cadeias de valor. O interessante é que sempre temos coisas novas para aprender”, disse Negrete. O caso do Brasil chama a atenção porque exigiu mudanças legislativas, criação de políticas públicas e conversas com o mercado.
Ele salientou que o país tem um dos preços mais baixos de espectro da região, isso é ainda mais relevante no momento em que as economias precisam de impulso. “No Brasil, tomaram a decisão de apostar no futuro”, afirmou o presidente do DPL Group.
Uma particularidade do seu processo de licitação foi o viés não arrecadatório, já que cerca de 90% do seu valor – R$ 47,2 bilhões – será convertido em obrigações para ampliar a conectividade.
Adriana Sarkis, gerente de Assuntos Regulatórios da Conexis Brasil Digital, também deu as boas vindas e falou sobre a importância de um evento que promove o diálogo. “Hoje ninguém se conecta sozinho”, disse. “A América Latina é uma região intensa, forte, temos milhões de habitantes e podemos competir com outros países e regiões”.
Para ela, é uma oportunidade de entender o que se passa com os países da região e aprender com suas experiências.