Anatel abre consulta pública para atualizar regras de wi-fi 6E

Está aberta a consulta pública nº 29 da Anatel, que objetiva atualizar as regras do wi-fi 6E para uso na faixa de 6 GHz (5.925 e 6.425 MHz). A proposta exigirá que os aparelhos disponham de perfis de canalização para funcionar em diferentes frequências, visando melhorar a qualidade e a segurança da conexão.

A Anatel, por meio da Superintendência de Outorgas, também propõe novas exigências para a certificação de pontos de acesso (APs), incluindo a necessidade de atualização automática e remota de firmware.

Atualmente, os APs wi-fi 6E podem operar em toda a faixa de 5.925 MHz a 7.125 MHz. No entanto, a Anatel está preocupada com a possibilidade de interferência com outros sistemas que operam nessa faixa, como radares meteorológicos e sistemas de comunicação militar.

O Brasil possui a faixa de 6 GHz destinada ao uso não licenciado desde 2020, mas na WRC-23 abriu-se a possibilidade de destinar metade dela para serviços móveis, gerando debate entre operadoras de celular e empresas de banda larga. 

Leia também: IFT define uso da faixa de 6 GHz no México

Contudo, a agência observou que o número de equipamentos wi-fi 6E no Brasil é baixo, mesmo no mundo empresarial. Dessa forma, as mudanças nas regras de certificação podem mitigar interferências entre o wi-fi 6E e as redes móveis IMT, caso a faixa seja destinada ao SMP (serviço móvel pessoal). 

Atualmente, os equipamentos de ponto de acesso já possuem ajuste de frequência e alguns têm capacidade de atualização remota de firmware. Apenas equipamentos de baixa potência são permitidos no Brasil, operando em ambientes internos ou externos com baixa potência.

As contribuições podem ser enviadas até o dia 10 de agosto de 2024, pelo Participa Anatel.