Conforme antecipado pela DPL News, o Instituto Federal de Telecomunicações (IFT) do México definiu que 500 MHz da faixa de 6 GHz (5925-7125 MHz) no México serão livres para uso da tecnologia WiFi.
O IFT explicou que o segmento 5925-6425 MHz faz parte da faixa de 6 GHz em que opera o recente padrão WiFi-6E e, muito em breve, a evolução para WiFi-7.
O órgão regulador mexicano também decidiu que os 700 MHz restantes na faixa de 6 GHz permanecerão inalterados, ou seja, ainda não foram atribuídos. Este espectro vai de 6.425 a 7.125 MHz.
“Este órgão regulador permanecerá atento à evolução tecnológica dos sistemas de acesso sem fio e telecomunicações móveis, bem como às necessidades, disponibilidade de serviços e comportamento do mercado mexicano para determinar, oportunamente, o uso que será dado a esta porção da banda”, apontou o IFT.
Foi em maio de 2021 que a entidade reguladora mexicana realizou uma consulta pública para que pudesse ter em conta as opiniões dos interessados e assim emitir as condições técnicas de funcionamento da faixa.
O Instituto enfatizou que dentro das condições de operação da faixa definida como espectro livre, seu uso foi determinado para sistemas indoor de baixa potência e sistemas indoor e outdoor de baixíssima potência.
“A determinação do uso outdoor não consta do acordo adotado pelo Plenário e será estudada pelo Instituto”, acrescentou.
O IFT também explicou que a decisão vai beneficiar novas tecnologias como a evolução para o WiFi-7, que permite conexões de acesso à Internet com velocidades muito superiores, canais de transmissão de maior capacidade e menor latência do que as obtidas com versões anteriores destas tecnologias, o que se traduz em melhorias na experiência dos usuários ao se conectar à Internet, pois aumenta a segurança e permite um maior número de conexões simultâneas pelo mesmo ponto de acesso à Internet.