ABDI e Itaipu Binacional anunciam lançamento de rede privativa
Parceria marcada pelo primeiro cão-robô com 5 G no Brasil, visa impulsionar a transformação digital e casos de uso reais com a tecnologia de quinta geração.
São Paulo, Brasil .- Em um esforço conjunto para promover a transformação digital e impulsionar a inovação tecnológica, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Itaipu Binacional revelaram planos para o lançamento de uma rede privativa no próximo dia 24. O anúncio foi feito durante o evento Digital Transformation Summit 2023, da Qualcomm, onde especialistas e representantes das organizações compartilharam insights sobre a importância do desenvolvimento da conectividade e aplicabilidades tangíveis com o 5G.
O Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), será um laboratório para o alcance dessa meta nas quais as parcerias e o desenvolvimento de ecossistemas integrados ganharão lugar para possibilitar empresas a, de fato, obterem casos de uso com a tecnologia de quinta geração, comentou Everton Schonardie, superintendente de informática da Itaipu Binacional.
Um marco significativo nessa jornada é a idealização do Spot da ABDI, primeiro cão-robô conectado à rede 5G e câmeras de captura 360º, tendo como função fazer inspeções de áreas de risco.
Carlos Baigorri, presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomuicações), reforçou que além de cobertura, o Brasil já possui potencial para alavancar e fomentar essas inovações, dizendo que hoje o país dispõe de um número considerável de antenas que atendem a esse padrão, superando todos os países do mundo, com exceção da China.
“O Brasil se encontra diante de uma oportunidade significativa no campo do 5G. Nesse cenário, o Brasil está em uma posição propícia para viabilizar aplicações 5G, contando com um ambiente de mercado mais aberto do que o cenário chinês e todas as condições necessárias para sua implantação.”