O Ministério das Comunicações e os Correios vão enviar 1.000 chips de celular para facilitar a comunicação das equipes que estão prestando apoio no território Yanomami.
Os chips da Correios Celular serão levados ao Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária da população Yanomami. O objetivo é facilitar a comunicação dos grupos que estão trabalhando para atender aos indígenas.
“Estamos empenhando todos os esforços para auxiliar no atendimento a essa crise que assolou os Yanomami e chocou o mundo”, afirmou o ministro Juscelino Filho. Em janeiro, a pasta e a Telebras anunciaram 15 antenas transportáveis para ativar sinal de banda larga na reserva indígena.
A Correios Celular é uma operadora móvel virtual lançada em 2017 que usa a rede da TIM para prestar serviço.
Crise Yanomami
O Ministério da Saúde determinou emergência em saúde pública na Terra Indígena Yanomami no dia 20 de janeiro, em resposta às recomendações do Ministério Público Federal (MPF) desde 2021. A comunidade passa por casos graves de desnutrição, pneumonia e malária.
Por ser isolada geograficamente, a comunicação é dificultada. Por isso os esforços do Ministério das Comunicações para dar acesso à Internet e facilitar o trabalho das equipes que estão atendendo os indígenas.
