Vivo: migração para Nuvem da Oracle reduz opex em até 25%

A Vivomigrou 90% dos dados e integrações de suas aplicações do data center na cidade de Campinas, em São Paulo, para a Nuvem da Oracle. A previsão é finalizar o processo em maio. O objetivo da empresa é reduzir custos, agilizar processos e ampliar a digitalização.

Em maio de 2021, a Vivo assinou um contrato com a Oracle para migrar 100% dos ambientes de esteiras de desenvolvimento, homologação e pré-produção para a Oracle Cloud Infrastructure (OCI). Os desenvolvedores da Vivo usam esse ambiente para criar e testar novas soluções antes de serem disponibilizadas para as áreas de negócio e mercado.

“Os recursos da nuvem oferecem a agilidade que precisamos para acelerar os negócios, melhorar os serviços, responder rapidamente ao mercado e fornecer experiências aos clientes que atendam às suas expectativas”, disse Denise Inaba, CIO da Vivo.

Leia também: Vivo compra integradora de tecnologia para ampliar atuação no B2B

A expectativa é que a desativação do data center de Campinas reduza o Opex em entre 18% e 25%, já que não vai ter mais manutenção de equipamentos e imóveis. A Vivo também vai acelerar o processo de criação, testes e desenvolvimento de produtos para lançar ao mercado, reduzindo o tempo go to market em 30%.

Outra consequência será o menor consumo de energia. A Nuvem pública da Oracle opera em data centers com energia 100% renovável no Brasil.

Oracle Cloud Infrastructure

A Vivo realizou uma série de estudos até escolher o OCI da Oracle. Segundo a companhia, um dos critérios foi a compatibilidade com VMware por meio da Oracle Cloud VMware Solution (OCVS), que simplifica a infraestrutura de Tecnologia da Informação.

A Vivo é cliente da VMware no projeto “Telco Cloud”, que prevê a integração, implantação e gerenciamento de funções virtuais de rede e funções nativas de Nuvem.

Outro ponto positivo da Oracle foi o console, que opera em um ambiente isolado e seguro com custos e rendimento previsíveis. “A operadora passa a administrar a infraestrutura de nuvem e sistema VMware com controle completo”, diz o anúncio.

Para a Vivo, o projeto mostra o compromisso da empresa com modernização e em melhorar a experiência dos clientes.