Veja detalhes da próxima fase de implementação do Open Banking no Brasil

Leer en español

A partir do dia 15 de julho, as instituições financeiras poderão compartilhar informações cadastrais e de transações financeiras de clientes entre si, mediante consentimento dos usuários. Esta é a segunda fase da implementação do Open Banking, que modernizará e tornará o sistema financeiro brasileiro mais competitivo.

O Banco Central do Brasil (BCB) publicou nesta segunda-feira, 5, o cronograma da próxima etapa da implantação do modelo, que será realizado em quatro ciclos com duração de duas semanas cada um.

Do dia 15 de julho a 1º de agosto, podem ser disponibilizados os dados (APIs) e recursos necessários para a criação, consulta e revogação de consentimento, além do compartilhamento de dados cadastrais de clientes e representantes, como nome, endereço, telefone e CPF.

No segundo ciclo, de 2 a 15 de agosto, serão facilitados APIs para o “compartilhamento de dados de transações de clientes relacionados com contas de depósito à vista, contas de poupança e contas pré-paga”.

De 16 a 29 de agosto, o terceiro ciclo prevê a disponibilização de APIs para o compartilhamento de dados referentes a cartão de crédito e operações de crédito. O último ciclo, de 30 de agosto a 12 de setembro, prevê que todas as APIs e recursos relacionados a dados cadastrais e transacionais poderão ser compartilhados.

O funcionamento completo do Open Banking está previsto para setembro de 2022.

O presidente do BCB, Roberto Campos Neto, disse em um evento recente que hoje já se fala em Open Finance, por ser mais abrangente. “Há toda uma parte de finanças descentralizadas que vão ser conectadas juntamente com o Open Banking, lembrando que o Pix se conecta ao Open Banking, que se conecta à moeda digital. Tudo isso faz parte de um arcabouço mais digital no futuro, onde vamos conseguir ver esses produtos navegando de forma transversal, com um custo de intermediação muito mais baixo”, afirmou.

Primeira fase

A primeira fase da implementação do Open Banking teve início em 1º de fevereiro deste ano. As instituições disponibilizaram ao público informações padronizadas sobre seus canais de atendimento e as características de produtos e serviços bancários que oferecem, como empréstimos, tipos de conta e financiamentos.