martes, mayo 24, 2022
HomeDPL NEWSTIM Brasil anuncia primeira chamada de voz no 5G na América Latina

TIM Brasil anuncia primeira chamada de voz no 5G na América Latina

A TIM e a Huawei anunciaram os primeiros testes de VoNR 5G da América Latina. A operadora pretende lançar o serviço no Brasil em 2022.

Leer en español

A TIM anunciou nesta segunda-feira, 17, que realiza testes com VoNR 5G (voz sobre novo rádio) em parceria com a Huawei. A solução promete melhorar a qualidade das chamadas e a integração com aplicações que usam dados e voz ao mesmo tempo. Segundo a operadora, estes são os primeiros ensaios da América Latina.

A TIM afirma que o serviço ficará disponível para os clientes ainda neste ano, na sequência da implementação da rede 5G.

Atualmente, a operadora já oferece VoLTE, na rede 4G, para mais de 30 milhões de clientes. Com a quinta geração, o VoNR possibilitará um serviço melhor, “inclusive em uso de vídeo conferências e aplicações relacionadas à Realidade Virtual e Aumentada, sempre em 5G, potencializando serviços de valor agregado”, garante a empresa, em nota.

“Queremos oferecer uma experiência completa, de ponta a ponta, com a melhor e mais avançada rede 5G do país”, diz Marco Di Costanzo, diretor de Redes da TIM Brasil.

Esse é mais um dos testes da empresa para a implementação do 5G no país. No ano passado, a TIM realizou piloto para a indústria automobilística e para o agronegócio, por exemplo.

VoNR no mundo

Um relatório da GSA (Global mobile Suppliers Association) publicado em outubro mostra que 16 operadoras no mundo anunciaram investimentos em VoNR, principalmente em países onde as redes 5G standalone já estão sendo implantadas ou em operação.

A GSA também identificou 42 dispositivos 5G que suportam VoNR, com pelo menos 25 comercializados. “Já existe uma forte base de chipsets de suporte e um número crescente de dispositivos capazes de oferecer suporte a serviços VoNR. Estamos claramente apenas no início da história do VoNR”, garante a associação.

Mirella Cordeiro
Mirella Cordeiro
Editora, periodista de temas digitales, telecomunicaciones y tecnología y corresponsal de DPL News en Brasil y lengua portuguesa. Editor, jornalista digital, de telecomunicações e tecnologia e correspondente do DPL News no Brasil e em português.

Publicidad

LEER DESPUÉS