Telesat e TIM têm sucesso em teste de satélite LEO para backhaul

Leer en español

A Telesat, operadora canadense de satélites, e a TIM anunciaram nesta quinta-feira, 20, a conclusão de testes de diversas aplicações utilizando satélite de Órbita Terrestre Baixa (LEO, na sigla em inglês).

A prova, planejada para promover conectividade backhaul utilizando o equipamento, foi feita em conjunto com a equipe de inovação da TIM Brasil, no teleporto da operadora no Rio de Janeiro, e utilizou uma antena parabólica Intellian de 85 centímetros para uplink e downlink de alta capacidade.

Durante os cinco dias de provas, as equipes mediram o tráfego de dados nas aplicações móveis 4G com o satélite LEO, que atingiu uma latência de 38ms. Para a Telesat, todas as aplicações funcionaram de forma eficiente, sem interferências, fading ou interrupções durante os testes, incluindo streaming de vídeo do YouTube em alta definição, chamada de vídeo, voz sobre LTE no WhatsApp e compatibilidade de interface.

A TIM acredita que a baixa latência representa uma alternativa para expandir seus serviços móveis, já que ampliar a cobertura para lugares remotos no Brasil por meio de fibra óptica não é economicamente viável devido às longas distâncias e dificuldades de acesso.

Recentemente, a operadora anunciou a meta de levar 4G para todos os municípios brasileiros até 2023.  A proposta vai ao encontro das obrigações previstas no edital do 5G, que determina que as empresas vencedoras do leilão devem conectar localidades com mais de 600 habitantes com tecnologia 4G ou superior até 2028.

Os testes ainda destacaram como a constelação Telesat Lightspeed pode proporcionar múltiplos Gbps de conectividade backhaul acessível e de alto desempenho para conectar regiões ainda não atendidas e, com isso, reduzir a exclusão digital no Brasil.

“Acreditamos que a Telesat Lightspeed é uma tecnologia promissora para expandir o alcance geográfico de nossas redes 4G / LTE e 5G”, afirmou Silmar Palmeira, diretor de Arquitetura, Inovação e Tecnologia da TIM. “O desempenho do satélite de baixa órbita LEO Fase 1 da Telesat proporcionou resultados para as aplicações de rede de telefonia móvel comparáveis às conexões terrestres”.

A operadora de satélites informou que os equipamentos de produção Telesat Lightspeed, que começarão a ser lançados em dois anos, serão mais potentes e sofisticados. No entanto, o resultado dos testes demonstra que o LEO fase 1 já oferece oportunidade para várias aplicações.