Sparkle adquire os direitos da Algar sobre o cabo submarino Monet

A Sparkle passa a ter o direito de usar os ativos da Algar Telecom no Monet, cabo submarino desenvolvido em conjunto com Google, Antel e Angola Cables.

Leer en español

A brasileira Algar Telecom deu à Sparkle o direito de usar seus ativos de fibra no cabo submarino Monet , que liga o Brasil aos Estados Unidos.

Nesta quarta-feira, as empresas anunciaram um acordo por meio do qual a Sparkle adquire os direitos de controle e operação de capacidade de fibra óptica, bem como futuros investimentos e gestão de equipamentos.

Monet é um cabo submarino que vai de Boca Raton, na Flórida, a Fortaleza e São Paulo, no Brasil. Este projeto foi fundado como propriedade conjunta da Google, Antel Uruguai, Angola Cables e Algar Telecom.

Portanto, o acordo entre as empresas significaria que a Sparkle passaria a ter direito apenas aos ativos de propriedade da Algar.

Leia também: Governo do Ceará fala em parcialidade da Anatel sobre cabos submarinos

A Sparkle destacou que esta transação lhe dá acesso a um ativo adicional de fibra óptica submarina, o que lhe permite reforçar sua capacidade de conectividade entre o Brasil e os Estados Unidos para atender à crescente demanda tecnológica.

Além disso, o acordo ajudará a melhorar a redundância da sua espinha dorsal continental, que conta com cinco rotas diversificadas entre a América do Norte e Centro-Sul , incluindo três rodovias digitais subaquáticas de nova geração: Monet e Seabras-1 no Atlântico e Curie no Pacífico.

“Com Monet, a Sparkle dá continuidade à expansão e fortalecimento de sua rede americana, que hoje conta com 56 pontos de presença nos EUA, Argentina, Chile, Colômbia, Panamá, Peru e Venezuela , presença capilar no Brasil e hub aberto de pouso e conectividade no Panamá”, afirmou a subsidiária da Telecom Italia (TIM).

Relacionado: Altos custos em infraestrutura ameaçam sustentabilidade da indústria de cabos submarinos

Como parte do acordo, a Sparkle também se tornará a fornecedora de longo prazo de conectividade internacional e trânsito IP da Algar Telecom .

A empresa brasileira espera melhorar a utilização de seu ativo de fibra óptica e acessar novos mercados ao ter potencialmente acesso à rede global da Sparkle, que possui ampla experiência em uma gama diversificada de serviços, incluindo IP, Internet das Coisas, SD-WAN e roaming Atualmente, o Monet tem uma extensão de 10.556 quilômetros e oferece velocidades de até 64 Tbps, sendo um dos principais cabos submarinos que interliga a América Latina e os Estados Unidos.