Após uma semana no escuro e com degradação na rede de internet, os 51 municípios de São Paulo que esperavam por restabelecimento, já têm os serviços de telecom (redes fixa e móvel) normalizados, confirmou a Anatel.
O forte vendaval no dia 3 de novembro, derrubou mais de cem árvores e dezenas de postes pela região metropolitana e até o dia 9, 6% da rede da Vivo ainda apresentava degradação, em Vargem Grande Paulista, conforme apurou o portal Tele.Síntese. Este foi o último município a ter a rede restabelecida.
À DPL News a operadora informou que os serviços estavam sendo normalizados seguindo o restabelecimento de energia. A Claro, também consultada, não respondeu.
Leia: Brasil está se aproximando da universalização da internet, aponta IBGE
Sabe-se que as operadoras recorreram ao uso de geradores que, segundo o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, poderiam sustentar o fornecimento de internet por cinco dias, o tempo que a Enel, concessionária fornecedora de energia elétrica na cidade, levou para restaurar os pontos danificados. Até sexta, 10, ainda havia cerca de 1.300 residências sem luz, segundo informações da própria Enel.