Operadoras de telecom registraram 100 milhões no Cadastro Positivo

Leer en español

As operadoras de telecomunicações compartilharam o histórico de pagamento de 100 milhões de clientes com os birôs de crédito do Cadastro Positivo – Boa Vista, Quod, Serasa, SPC e TransUnion. O número foi divulgado pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) nesta terça-feira, 3, durante o Painel Telebrasil Talks: Finanças e Varejo.

Do total, mais de 11 milhões de consumidores e empresas são desbancarizados e não estavam nos dados enviados pelas instituições financeiras, responsáveis pela primeira fase de compartilhamento de informações com os birôs de crédito.

“São milhões de brasileiros que podem ser beneficiados do seu bom histórico de pagamento para conseguir crédito mais barato, com uma análise mais criteriosa que tem potencial para reduzir sérios problemas enfrentados no mercado de crédito, como o superendividamento”, disse o presidente da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.

Os dados encaminhados pelas empresas Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo são referentes às assinaturas de serviços pós-pagos de telefonia móvel e fixa, banda larga e TV por assinatura.

Leia também: Claro lidera três de quatro serviços de telecomunicações no Brasil

Elias Sfeir, presidente da ANBC, ressalta os benefícios de incluir informações do setor de telecomunicações na iniciativa. “O Cadastro Positivo é uma ação socioeconômica positiva onde a visibilidade dos consumidores e empresas no mercado de crédito proporciona dois principais benefícios: melhor avaliação de crédito, reduzindo inadimplência e superendividamento, e inclusão financeira dos desbancarizados, por meio da possibilidade de acesso a recursos financeiros”, comenta.

Um estudo do Instituto Locomotiva do ano passado mostra que 21% dos brasileiros (34 milhões de pessoas) não possuem conta bancária ou a usam com pouca frequência. Essa parcela da população movimenta, por ano, cerca de R$ 347 bilhões.

Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um banco de dados sobre o comportamento de pagamento de pessoas físicas e jurídicas. A medida existe desde 2011, mas apenas em 2019 passou a ser automática.

A implantação acontece em ondas: a primeira foi com as instituições financeiras e a segunda abrangeu as operadoras de telecomunicações. A terceira fase, que está em andamento, envolve as concessionárias de distribuição de energia elétrica.

A ANBC ainda defende a inclusão dos setores de saneamento e gás. “Este é o momento para que os setores de saneamento e gás passem a fazer parte do Cadastro Positivo, proporcionando assim o benefício socioeconômico do crédito a seus clientes e aos municípios e estados onde operam”, afirmou Elias Sfeir.