O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) do Brasil inaugurou, na última sexta-feira, 25, o primeiro Centro de Excelência MCTI em Tecnologia 4.0 do país, na cidade paulista de Sorocaba.
Na ocasião, o ministro do MCTI, Marcos Pontes, comentou a importância do investimento, principalmente para a recuperação após a pandemia de Covid-19.
“O Brasil não pode ficar para trás nas tecnologias 4.0”, disse Pontes, em entrevista à TV Brasil. “Se o país quiser ser competitivo no ambiente internacional, especialmente na recuperação pós-pandemia, precisamos investir nessas tecnologias, nas inovações e na automatização de todos os sistemas utilizados nas empresas para que sejam mais competitivas na produção”.
De acordo com o MCTI, o local é o primeiro que une conhecimento e inovação, estimulando o desenvolvimento tecnológico com experiências baseadas em 5G, automação, robótica e Internet das coisas (IoT, na sigla em inglês).
O Centro poderá ser utilizado por indústrias de grande, médio e pequeno porte, universidades, escolas técnicas, entidades e organizações, permitindo a aplicação de novas tecnologias nas áreas de manufatura, logística, capacitação e desenvolvimento de pessoas. Além disso, todas as experiências ficarão disponíveis para consulta em uma plataforma digital.
O projeto é um dos que estão previstos no Plano Nacional de IoT, e, assim como o Centro de Referência IoT e Tecnologias 4.0, será integrado ao Parque Tecnológico de Sorocaba.
Segundo a prefeitura de Sorocaba, cerca de R$ 500 mil foram investidos pelo MCTI e outros R$ 500 mil são de emenda parlamentar do deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP), um dos idealizadores do espaço.
O evento contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, e o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga.