Lula visita centro de pesquisa da Huawei na China

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a comitiva brasileira visitaram o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Huawei, em Shanghai, na China, nesta quinta-feira, 13. Segundo o Ministério das Comunicações, a visita foi para conhecer novas tecnologias voltadas para telemedicina, educação e conectividade.

O encontro foi amplamente divulgado nas redes sociais do governo. Pelas fotos, é possível ver o presidente, a primeira-dama Janja Lula da Silva, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, além dos ministros Juscelino Filho, das Comunicações, Fernando Haddad, da Fazenda, e Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Eles se reuniram com o CEO da Huawei, Liang Hua.

Em nota, a Huawei informou que o presidente Lula fez um tour em exposições que refletem as últimas tendências em tecnologias digitais e economia digital e que “a empresa tem o compromisso de ser um parceiro de confiança de longo prazo no país e contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil, especialmente nas áreas de educação, saúde e reindustrialização”.

A visita à Huawei faz parte da agenda brasileira na China, que envolve uma série de atos bilaterais, incluindo um acordo para a construção de um novo satélite do programa CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite) para auxiliar no monitoramento da Amazônia.

A viagem marca uma grande diferença na relação com a China entre o governo atual e o anterior. Enquanto a base governista do ex-presidente Jair Bolsonaro evitava a aproximação com o país asiático para não se indispor com os Estados Unidos, a atual gestão busca aprofundar as relações com a China.

A atitude pode ser benéfica para o Brasil, já que a China é seu maior parceiro comercial e origem de empresas importantes para o desenvolvimento do Brasil, como a Huawei.