Investimento inteligente em 5G se traduz em maior velocidade e melhor experiência: Ookla

Leer en español
Cidade do México. À medida que as operadoras expandem a cobertura da rede 5G, Pedro Direne, Diretor Sênior de Vendas para a América Latina da Ookla , destacou a importância de fazer um investimento inteligente (Smart Capex) que permita maior velocidade e, portanto, maximize a experiência do cliente.

Durante a palestra “Em busca da velocidade máxima: medindo a experiência móvel”, Direne identificou dados que acompanharam a implantação do 5G, como a consolidação das redes móveis e a explosão das operadoras móveis virtuais (MVNOs), que somente no México e no Brasil já somam mais de 100.

Na região, o Brasil continua líder em termos de implantação e velocidade. Segundo a Ookla, o país sul-americano ostenta uma velocidade média de 244,82 Mbps , que sobe para 430 Mbps com o 5G. Em seguida, vêm Uruguai, República Dominicana, Chile e Costa Rica, esta última tendo subido no ranking de velocidade devido ao recente lançamento do 5G.

No caso do México, Direne afirmou que o serviço é atualmente dominado pela Telcel, embora tenha observado que existem novas oportunidades de crescimento, dependendo da disponibilidade de mais espectro.

Embora a velocidade média da internet no país tenha aumentado 41% nos últimos cinco anos, ela permanece em 48,12 Mbps, com diferenças significativas entre provedores como a Telcel (108 Mbps) e a Altán Redes (13,7 Mbps). A velocidade impacta diretamente a qualidade da experiência do usuário , já que redes mais rápidas geralmente levam a uma maior satisfação do cliente.

Ele destacou que os dados da Ookla demonstram que um maior acesso ao espectro melhora o serviço. Por exemplo, a Personal Argentina, que tem acesso a 100 MHz da rede de 3,5 GHz, oferece velocidades superiores a 500 Mbps. Essa experiência cai (Tigo Colômbia, 315 Mbps) entre as operadoras com menor disponibilidade dessa banda, entre 50 e 80 MHz, e chega a velocidades mínimas quando as operadoras usam bandas compartilhadas com o 4G.

Para aproveitar essas oportunidades, ele explicou que a Ookla participou de projetos de otimização de investimentos, pois isso permite identificar áreas com cobertura, bem como mensurar a experiência, o que possibilita uma melhor tomada de decisão em relação à construção de um novo site ou ao estabelecimento de acordos de roaming .