O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) assinou um acordo de cooperação científica com a Universidade do Quebec em Três Rios (UQTR), no Canadá. A expectativa é que o compromisso contribua para as pesquisas do projeto Brasil 6G.
A parceria prevê o intercâmbio de alunos para cursos, doutorado sanduíche, oportunidades de co-orientação de trabalhos científicos e possibilidade de submissão de projetos internacionais em conjunto.
Além disso, “[o acordo] terá como objetivo atividades de pesquisa para além do 5G”, afirmaram os professores Felipe Augusto Pereira de Figueiredo, do Inatel, e Messaoud Ahmed Ouameur, do UQTR, em nota conjunta.
O acordo entre as universidades é fruto da interação entre os dois pesquisadores, que estudam a área de comunicações sem fio.
“Estamos nos concentrando atualmente em algumas tecnologias capacitadoras como superfícies inteligentes e aplicações de machine learning para comunicações sem fio 6G. Nosso objetivo é aumentar a visibilidade de ambas as instituições no cenário de pesquisas em 6G”, comentaram.
Brasil 6G
O Inatel e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) coordenam o projeto Brasil 6G, desenvolvido por várias universidades e instituições de pesquisa do país, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
O propósito do programa é colocar o Brasil à frente da tomada de decisões sobre a sexta geração de comunicação móvel, criando requisitos específicos de acordo com as necessidades econômicas, socioambientais e educacionais do país e participando de debates com pesquisadores de todo o mundo.