Huawei Cloud avança em IA meteorológica com Pangu

O modelo Pangu, desenvolvido para ser a ferramenta de inteligência artificial para o B2B com soluções para diversos setores, serviu de base para a ferramenta que pode antever o clima em até 5 dias.

A Huawei anunciou um modelo de inteligência artificial (IA) regional para previsões meteorológicas, em parceria com o Departamento Meteorológico do Município de Shenzhen, na China, que pode gerar previsões de 5 dias para a região. Batizado de “Zhiji”, o modelo é baseado no Pangu-Weather, eleito uma das 10 principais conquistas científicas da China em 2023.

Zhiji pretende evitar desastres naturais, dada as condições climáticas atuais e locais. A ferramenta foi treinada com uma série de dados desta região e possui resolução espacial de 3 Km e capacidade para prever diversos elementos meteorológicos como a temperatura, precipitação e velocidade do vento. 

A Huawei notifica, entretanto, que durante os últimos testes no mês passado, a ferramenta demonstrou alta precisão para vários períodos de baixas temperaturas, mas que ainda é preciso refinar a capacidade de precisão das precipitações.

Leia também: Huawei faz parceria com Claro Brasil para conectar e digitalizar setor agro

Para a empresa, este anúncio representa um desenvolvimento significativo com o Pangu, braço de nuvem da Huawei que tem atendido diferentes mercados. No Brasil, tem sido fortemente utilizado nos setores de saúde e financeiro. 

Especificamente o modelo Pangu-Weather da Huawei Cloud foi disponibilizado publicamente no site do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF) em agosto de 2023 e também foi alvo de uma publicação na revista científica Nature.