Quando a operação for concluída, o Estado se tornará o maior acionista da empresa.
O Conselho de Ministros da Espanha decidiu instruir a Sociedad Estatal de Participaciones Industriales (SEPI) a realizar a aquisição de até 10% das ações da Telefônica, visando tornar o Estado o maior acionista da empresa.
A operação “permitirá dotar a Telefônica de uma maior estabilidade acionista para que a empresa possa atingir os seus objetivos e, portanto, contribuirá para a salvaguarda das suas capacidades estratégicas ” , indica o texto enviado à Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários (CNMC). A SEPI realizará os procedimentos necessários para concretizar a aquisição.
Leia também: Vivo, Claro e TIM avaliam comprar braço de banda larga da Oi
A Empresa Estatal anunciou há algumas semanas que estava monitorando a situação da Telefônica e realizando uma análise exploratória sobre uma possível aquisição. Isto depois de a Saudi Telecom Company (STC) ter confirmado a compra de 9,9% da líder do mercado espanhol por 2,1 mil milhões de euros.
Este é um dos movimentos esperados no mercado espanhol de telecomunicações . Soma-se a isso a fusão entre a Orange e a MásMóvil , que aguarda luz verde das autoridades juntamente com um acordo com a Digi para a venda de ativos, e a aquisição da Vodafone Espanha pela Zegona , que também poderá ser concluída no primeiro semestre de o ano. próximo.