O ministro de TIC, Mauricio Lizcano, apresentou a estratégia e o cronograma de trabalho que o governo desenvolverá para implementar redes 5G na Colômbia. A data do leilão será 20 de dezembro de 2023
Cartagena, Colômbia – O ministro TIC Mauricio Lizcano revelou a estratégia de implementação 5G que será adotada na Colômbia.
Neste 1º de agosto de 2023, o Ministério de Tecnologias da Informação e Comunicações (TIC) publicou o primeiro rascunho de edital da resolução que incluirá as condições técnicas, jurídicas e os mecanismos do leilão.
Um mês depois, em 1º de setembro, será apresentada a segunda parte do rascunho da resolução, incluindo o preço de reserva, as obrigações e as garantias correspondentes.
A publicação da resolução definitiva será em 17 de outubro, com prazo máximo de aplicação até 10 de novembro.
Em 8 de dezembro, será a data limite estimada para correções e entrega de garantias, para realizar o leilão multibanda na quarta-feira, 20 de dezembro.
Leia: Colômbia e Brasil conversam sobre 5G e a conectividade da Amazônia durante encontro bilateral
Estratégia para o Leilão 5G
Além da divulgação do cronograma, o ministro falou sobre os comitês criados para conduzir essa estratégia de implantação “de forma transparente e com a devida supervisão técnica“.
O comitê executivo é composto pelo ministro TIC, Mauricio Lizcano; o conselheiro de Transformação Digital, Saúl Kattan; e Gabriel Jurado, vice-ministro de Conectividade.
O subcomitê técnico internacional é formado por especialistas em telecomunicações e conta com o acompanhamento da União Internacional de Telecomunicações (UIT), que fornecerá recomendações para o processo.
“É uma notícia que a Colômbia estava esperando há anos e que o ‘Governo da Mudança’ tornou possível. Com o 5G, não apenas traremos melhor conectividade e maior cobertura, mas também impulsionaremos serviços e tecnologias que nos permitirão apoiar outros processos importantes em questões econômicas, de saúde e de energias limpas. Fortaleceremos a indústria de telecomunicações e, portanto, possibilitaremos que mais pessoas se conectem e possam aproveitar a internet, que é o nosso objetivo”, comemorou Lizcano.