Operadoras estão considerando um modelo de “value-based pricing”, permitindo preços variáveis de acordo com o caso de uso.
As operadoras móveis Claro, TIM e Vivo anunciaram o lançamento de três APIs antifraude, como parte da iniciativa global GSMA Open Gateway. Focadas em melhorar a segurança digital, essas APIs oferecem funcionalidades como verificação contínua de números de celular, detecção de troca de cartão SIM e confirmação de localização de dispositivo.
O projeto, pioneiro na região e apoiado por 39 operadoras ao redor do mundo, está aberto às outras operadoras brasileiras, incluindo as regionais e até MVNOs. E não é necessário que sejam associadas à GSMA. As APIs, por sua vez, são totalmente orientadas para a privacidade e alinhadas com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Leia também: Brasil | Huawei defende divisão democrática da faixa de 6 GHz
Quanto aos preços, as operadoras estão considerando um modelo de “value-based pricing”, permitindo preços variáveis de acordo com o caso de uso. A flexibilidade estende-se à possibilidade de contratar as APIs em conjunto ou separadamente, diretamente com as operadoras ou por meio de integradores e hyperscalers.
O Itaú é um dos primeiros a adotar as APIs, indicando um forte interesse do setor financeiro. O modelo de negócios flexível visa atender às necessidades diversas do mercado, impulsionando a transformação digital e fortalecendo a segurança digital no Brasil.