Claro alcança marca de 100 usinas de energia renovável no Brasil
A operadora já possui planos para a inauguração de mais 20 usinas nos próximos anos.
O programa “Energia da Claro” atingiu 100 usinas próprias em operação no Brasil, as quais fornecem 75% do consumo de energia da operadora, que já atingiu sua meta de redução de carbono. Só em 2023, o programa forneceu mais de 1 TWh de energia limpa, consolidando um marco na estratégia de sustentabilidade da empresa.
O programa envolve plantas geradoras em diversos estados brasileiros, abastecendo mais de 25 mil unidades consumidoras, incluindo 70% das antenas da operadora. Com um plano de expansão em andamento, a Claro já prevê a inauguração de mais 20 usinas nos próximos anos.
Além disso, a empresa tem um portfólio robusto de ações voltadas para a sustentabilidade, alinhadas com as metas globais de redução de emissões de CO2e estabelecidas pela Science Based Target (SBTi) para o grupo América Móvil, o qual a Claro é subsidiária.
Relacionado: Mais do que sustentável, hidrogênio verde pode ser diferencial econômico em diferentes setores
No Brasil, o atingimento da meta de redução de carbono da Claro e redução de emissões ocorreu sem a necessidade de créditos de carbono, ressaltou a empresa. Seu programa sozinho alcançou como resultado a descarbonização de sua rede móvel em 20 estados e a instalação de mais de 800 mil painéis solares.
Desde o início do programa, mais de 400 mil toneladas de CO2 foram evitadas. A empresa reforçou seu compromisso com a sustentabilidade ao aderir à Rede Brasil do Pacto Global da ONU em 2021, buscando ser praticamente autossuficiente em energia limpa e contribuindo para a preservação dos recursos naturais.