Cisco lança AI Defense para proteger empresas de ataques baseados em inteligência artificial
Leer en español
A Cisco alertou que a inteligência artificial (IA) será uma faca de dois gumes, pois embora sirva para proteger a informação nas empresas, será também uma ferramenta para criar novos ataques.
Ramón Viñals, líder de IA da Cisco para a América Latina, explicou como a Inteligência Artificial pode ter “ alucinações ”, que nada mais é do que oferecer informações imprecisas ou falsas quando solicitadas pelo ser humano, o que acarreta muitos riscos.
Por isso, disse o executivo, é necessário alterar as ações de proteção que as organizações têm face às novas necessidades que são consequência da expansão da utilização da IA.
Portanto, a Cisco lançou uma solução de segurança chamada Cisco AI Defense . Esta ferramenta visa salvaguardar o desenvolvimento e implantação de aplicações de Inteligência Artificial nas empresas.
Relacionado: Papa Francisco alerta G7 sobre uso de IA na guerra
Este lançamento ocorre num contexto de rápidos avanços tecnológicos em IA e do surgimento de novas ameaças e problemas de segurança.
Ghassan Dreibi, líder de segurança da Cisco para a América Latina, explicou que o AI Defense fornece uma camada de segurança unificada para todas as aplicações de IA, permitindo que as empresas avancem em seus projetos com maior segurança.
Esta solução abrangente atende à crescente demanda por medidas de segurança robustas para aplicações de IA que lidam com dados confidenciais e privados.
Os recursos do AI Defense incluem descoberta de aplicativos de IA, validação de modelo e segurança em tempo real.
Além disso, a ferramenta ajuda as equipes de segurança a identificar aplicativos de IA autorizados e não autorizados em uso; Ele também testa automaticamente modelos de IA em busca de vulnerabilidades e oferece proteção contínua contra ameaças como injeção pontual e vazamento de dados.
Além disso, o AI Defense melhora a segurança no uso de aplicações de IA, oferecendo visibilidade, controle de acesso e proteção de dados contra vazamentos e corrupção. A solução é otimizada automaticamente usando modelos de Machine Learning desenvolvidos pela Cisco, adaptando-se aos desafios de segurança em constante evolução.
Eles explicaram que o Cisco AI Defense se integra à plataforma Security Cloud da empresa e aproveita seus pontos de aplicação de rede para fornecer segurança de IA em nível de rede.