Após robustos investimentos em infraestrutura de rede, a TIM antecipou a meta de cobrir 100% dos municípios da Bahia com a tecnologia 4G. A partir de agora, todas as 417 cidades baianas têm a tecnologia de quarta geração. Com isso, a operadora acelerou a cobertura total do Estado, que estava prevista para 2023, e entrega aos baianos um acesso mais amplo à tecnologia, com mais qualidade e inclusão digital.
“A Bahia é um Estado muito estratégico para a TIM e conseguir cobrir todos os municípios foi um desafio imenso, em função das dimensões continentais da região, com 564 mil km². Mas levar conectividade para a população das cidades mais distantes é um orgulho para a companhia. É a oportunidade de conectar cada vez mais pessoas e fomentar ainda mais a economia do Estado”, afirma Bruno Talento, Diretor de Vendas da TIM Nordeste.
Para expandir a rede na região, uma das iniciativas da companhia foi o projeto Sky Coverage. Desde o ano passado, a empresa está usando a energia do sol e a cobertura de satélite artificial para viabilizar o projeto de colocar torres de celular em lugares remotos, mesmo onde não há infraestrutura física de rede elétrica ou de ou de telecomunicações.
No Nordeste, hoje, a operadora possui 176 distritos atendidos com sites do projeto Sky Coverage, sendo 125 somente na Bahia. Vale destacar também que a companhia participa, desde 2019, do programa Fala Bahia, em parceira com o Governo da Bahia, e, por meio dele, já foram contemplados outros 53 distritos, o que possibilitou beneficiar cerca de 178 mil habitantes com serviços de voz e dados. Importante destacar ainda que a cobertura rural abrange áreas com potencial para parcerias futuras com grandes produtores rurais, como foco no Agrobussiness.
“Nossa meta é gerar mais conexões e inclusão social. O Sky Coverage cumpre essa função, pois leva o sinal 4G para áreas remotas e consegue conectar cada vez mais baianos. A meta é levar cobertura de quarta geração e integrar distritos, vilas, estradas e pontos turísticos que hoje não possuem qualquer conectividade móvel”, explica Talento.
E, para dar continuidade a expansão do 4G, a operadora acaba de lançar um novo projeto intitulado de Roteiro Black que irá conectar toda a Linha Verde, do início até Aracaju, em Sergipe. Para essa iniciativa serão instaladas 12 novas antenas até 2023.
Outra inovação feita pela operadora foi a ativação de 73 biosites na Bahia. Os equipamentos, desenvolvidos e patenteados pela operadora, permitem a expansão da cobertura de voz e dados, de forma sustentável e sem impactar a paisagem urbana pela simplicidade da estrutura e facilidade de instalação. Em julho, a TIM ativou o primeiro biosite do Brasil feito com fibra de carbono e vidro, localizado próximo à Arena Fonte Nova e ao Dique Tororó. A antena já trouxe em seu interior equipamentos para ativação do sinal 5G. As antenas também podem ser utilizadas para instalação de iluminação pública e câmeras de segurança.
Com a chegada do 5G Standalone em Salvador, a companhia entrou recentemente em uma nova fase de crescimento, que reflete imediatamente numa melhor experiência tanto para os clientes atuais da TIM quanto para os usuários vindos da Oi, com aumento de velocidade devido à incorporação de ‘espectro’ adicional dentro do processo de migração, e maior cobertura móvel.
No Estado, os clientes da Oi dos DDDs 73 e 75 já estão aptos a utilizar a infraestrutura da TIM. Com isso, a companhia agora tem market share de 26,1% do mercado baiano, o que equivale a mais de 4 milhões de linhas ativas.
*Com assessoria de imprensa.