O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovou um financiamento de até US$ 1 bilhão para o programa Brasil Mais Digital, para contribuir com a transformação digital do país. Agências do governo federal, estados, municípios e bancos estaduais ou de caráter regional poderão recorrer ao montante.
O financiamento é uma linha de crédito condicional para projetos de investimento (CCLIP, na sigla em inglês) e vai permitir que o país se dedique à integração e alinhamento das políticas públicas em quatro setores: infraestrutura digital, economia digital, governo digital e fatores capacitadores.
Na prática, quem recorrer à linha de crédito poderá ampliar e melhorar a cobertura de banda larga, criar estratégias de desburocratização e melhoria dos serviços nas instituições públicas, alfabetização digital da população, formação de pessoal, entre outros fatores.
Segundo o BID, os empréstimos poderão ser pagos em 25 anos, sendo 5 anos e meio de carência. O juros será baseado na taxa LIBOR.
Digitalização no Ceará
O Ceará é o primeiro estado a se beneficiar do crédito com um empréstimo de US$ 28 milhões no eixo governo digital. O programa deve contribuir para melhorar a produtividade na prestação de serviços e a eficácia da gestão do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).
O BID afirma que cerca de 2,5 milhões de pessoas que consultam o TJCE serão favorecidos. A expectativa é que ocorra um aumento na eficiência dos serviços, levando ao ganho de tempo e à redução de custos dos cidadãos. Além disso, mais de 3,7 mil funcionários públicos terão formação em competências digitais.
O documento Tendências na Transformação Digital em Governos Estaduais e no Distrito Federal do Brasil, publicado pelo BID neste ano, mostra que 60% dos estados brasileiros ainda não contam com uma estratégia de transformação digital. Apenas quatro possuem um plano e seis estão em elaboração, incluindo o Ceará.
Os dados ainda indicam que 60% dos estados não possuem integração entre os canais de atendimento, tornando o atendimento aos cidadãos fragmentado e dificultando o uso inteligente das bases de dados.