domingo, octubre 2, 2022
HomeREDES5GBrasil | Siga Antenado começa instalação de kits para parabólicas em Belo...

Brasil | Siga Antenado começa instalação de kits para parabólicas em Belo Horizonte

Serão distribuídos e instalados mais de 2,6 mil novos equipamentos para usuários de antenas parabólicas tradicionais na capital mineira. Medida evita interferência nos canais abertos com a chegada da tecnologia 5G.

A Siga Antenado (Entidade Administradora de Faixa – EAF) começou a agendar a distribuição e a instalação gratuita dos kits com a nova parabólica digital na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. As famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal e que utilizam antenas parabólicas tradicionais para sintonizar canais de televisão podem receber os kits.

A medida é necessária para o sinal do 5G ser ativado em Belo Horizonte sem interferir na TV aberta via antena parabólica.

A mudança para equipamentos mais modernos vai oferecer benefícios para os usuários, como uma maior qualidade de sinal, imagem e som. Cerca de 20 milhões de famílias no país acompanham o sinal aberto e gratuito via satélite na Banda C, que irá migrar para a Banda Ku, a fim de evitar interferências na faixa de 3,5 GHz, reservada para o 5G. Desse número, estima-se que praticamente metade são beneficiários dos programas do Governo Federal.

O CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, destaca a importância do engajamento dos usuários de parabólicas para o avanço da troca dos equipamentos pela Siga Antenado e o início do processo de implementação do 5G no Brasil pelas operadoras de telecomunicações.

“É fundamental a participação e a mobilização da população para a agilidade do processo de migração, com a distribuição e a instalação dos equipamentos. A Siga Antenado trabalha para que os benefícios da nova tecnologia da parabólica de TV aberta cheguem o mais rápido possível na casa desses brasileiros”, explica Leandro Guerra.

As famílias registradas em programas sociais do Governo Federal e que têm antenas parabólicas tradicionais instaladas e em funcionamento devem entrar em contato com a central de atendimento da Siga Antenado para o agendamento da instalação da nova parabólica digital pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site da Siga Antenado.

Quem precisa fazer a troca

Para quem assiste TV aberta usando antena parabólica tradicional, será necessário instalar novos equipamentos da parabólica digital para continuar usufruindo da programação gratuita, que oferece mais qualidade de imagem e som.

Antenas digitais

Quem utiliza a antena digital externa, do tipo espinha de peixe, ou a antena interna para assistir programação dos canais abertos de TV, já tem acesso à TV Digital e não precisará fazer nada.

TV por assinatura

Quem possui TV por assinatura também não será impactado e não precisa trocar os equipamentos.

Kits gratuitos com a nova parabólica digital

Famílias que fazem parte de algum programa social do Governo Federal e têm em casa a parabólica tradicional instalada e em funcionamento poderão receber gratuitamente o kit com a nova parabólica digital.

Operacionalização

A Siga Antenado (Entidade Administradora da Faixa – EAF) é uma associação sem fins lucrativos constituída pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, enquanto vencedoras dos lotes nacionais da faixa radiofrequências de 3,5 GHz, em atenção à determinação do Edital do Leilão do 5G, promovido pela Anatel, com o objetivo de operacionalizar os procedimentos relativos aos compromissos assumidos em decorrência da licitação.

*Com assessoria de imprensa.

DPL News
DPL Newshttps://dplnews.com/
Digital Policy & Law es una empresa especializada en el análisis estratégico de las políticas públicas de telecomunicaciones, TIC y economía digital.

Publicidad

LEER DESPUÉS