Brasil nomeia oficialmente Carlos Baigorri como candidato a um cargo na UIT

Leer en español

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou oficialmente a candidatura de seu atual presidente, Carlos Baigorri , para concorrer ao cargo de Secretário-Geral Adjunto da União Internacional de Telecomunicações (UIT).

candidatura foi formalizada pelo governo brasileiro , por meio do Representante Permanente da Missão do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) e outras organizações econômicas em Genebra, Embaixador Guilherme Patriota.

As eleições para os cargos eletivos da União serão realizadas em novembro de 2026 , no âmbito da Conferência de Plenipotenciários (PP-26), que será realizada no Catar.

Como parte de sua campanha para o cargo, Baigorri afirma que o Brasil pode contribuir para a implementação de melhores práticas regulatórias e de políticas públicas na UIT, com base em seu modelo bem-sucedido, que tem gerado resultados no país. Segundo o dirigente, parte de sua função será promover uma perspectiva latino-americana sobre as melhores práticas para impulsionar o desenvolvimento digital dentro da organização multilateral.

Relacionado: Brasil pode levar à UIT uma visão digital testada e bem-sucedida, diz Carlos Baigorri

O dirigente da Anatel se destacou por sua visão de promover um arcabouço de incentivos que incentive o investimento em infraestrutura, como a redução de barreiras à entrada por meio da revisão de marcos legais . Ele também se pronunciou a favor da modernização dos poderes dos órgãos reguladores para que possam estudar e compreender todo o ecossistema digital, além das operadoras de telecomunicações.

Por exemplo, Baigorri acelerou a simplificação de procedimentos e a eliminação de barreiras burocráticas para a expansão de redes fixas no Brasil, ao mesmo tempo em que promoveu a atuação da Anatel como reguladora digital , abordando questões complexas como o Fair Share no país.

Ao contrário de outras agências da ONU, que têm apenas um chefe eleito, a UIT tem cinco cargos principais preenchidos por autoridades eleitas. De acordo com as regras estabelecidas na Constituição da UIT, as autoridades eleitas podem exercer no máximo dois mandatos de quatro anos em qualquer cargo eletivo.

baigorri bogdan

Os Estados Unidos apoiam a reeleição de Doreen Bogdan-Martin

Por sua vez, Doreen Bogdan-Martin , que foi a primeira mulher na história eleita para o cargo de Secretária-Geral da UIT em 2022, recebeu o apoio dos Estados Unidos para sua reeleição ao cargo.

“Em um momento em que as redes globais e as tecnologias digitais têm um impacto cada vez maior na economia global, a UIT precisa da liderança certa. Bogdan-Martin tem fornecido uma liderança baseada em princípios e orientada para resultados, baseada em transparência , responsabilidade e excelência técnica”, disse Marco Rubio, Secretário de Estado dos EUA, em uma declaração no LinkedIn.

Em uma declaração emitida pela Missão dos EUA em Genebra, Suíça, Rubio reconheceu o trabalho de Bogdan-Margin à frente da organização multilateral, incluindo o desenvolvimento de padrões globais de tecnologia, a melhoria da supervisão, o aumento de parcerias entre a UIT e o setor privado e o trabalho em prol da conectividade digital segura.

“Exorto todos os Estados-membros da UIT a apoiarem sua reeleição. Sua liderança contínua traz clareza, credibilidade e visão a esta instituição e ajudará a guiar a UIT para uma nova era de colaboração e eficácia”, acrescentou Rubio.