Brasil lança laboratório 5G; nova solução está prevista para novembro

O Brasil ganhou um novo laboratório para testes 5G nesta terça-feira. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) inauguraram o 5G Open Labs Brasil, que servirá para desenvolver uma nova solução até novembro deste ano.

“Inovação é uma palavra chave nesse momento que estamos vivendo, ainda mais no processo de reindustrialização do país e as universidades têm um papel fundamental nisso”, disse o professor Moacyr Araújo, da UFPE, no lançamento.

Relacionado: Inatel inaugura laboratório com redes Open RAN 4G e 5G

O 5G Open Labs terá 20 bolsistas – de diversas universidades – para se dedicar a desenvolver uma solução 5G. O MDIC pediu sugestões para outros órgãos do governo de aplicações, de acordo com suas áreas. Quando as propostas forem apresentadas, será definida qual solução será desenvolvida.

A entrega está prevista para novembro deste ano.

O 5G Open Labs já conta com apoio da TIM, Claro e Motorola, e o Ministério está em busca de novos parceiros.

O projeto é um piloto que faz parte da Agenda 5G, programa do governo que busca desenvolver um ecossistema nacional para aplicações de novas tecnologias.

Caso tenha um resultado positivo, a expectativa é buscar outras parcerias para desenvolver projetos semelhantes em outras partes do país.