O vice-presidente e ministro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e a representante de Comércio dos Estados Unidos, Katherine Tai, debateram nesta quinta-feira, 24, temas estratégicos para fortalecer a parceria econômica entre os dois países, com foco em semicondutores e combustíveis sustentáveis.
A reunião ocorreu em Brasília, paralelamente ao encontro de ministros de Comércio e Investimento do G20, na qual Alckmin enfatizou o interesse do Brasil em expandir o Acordo de Comércio e Cooperação Econômica (Atec) com os EUA.
Relacionado: Cético ou realista? Presidente da Ceitec fala sobre retomada da estatal de chips
O Brasil destacou sua capacidade de produção de semicondutores e mostrou interesse em integrar a cadeia global de produção desses componentes, mencionando incentivos fiscais recentemente aprovados para impulsionar essa indústria no país.
Katherine Tai propôs designar um “quarterback” brasileiro para coordenar o diálogo e colaboração futuros sobre a cadeia de semicondutores, além de indicar que os EUA consideram quatro dimensões estratégicas nas parcerias comerciais: transparência, diversidade de abastecimento, segurança e sustentabilidade.
Também foram discutidas outras áreas de cooperação, como o agronegócio e a produção de combustíveis renováveis, como o etanol e o combustível de aviação sustentável (SAF).