Brasil adere ao modelo de inteligência artificial do GPT Latam

Um memorando de entendimento foi assinado entre Chile e Brasil durante a visita do presidente Gabriel Boric a Brasília.

Leer en español

O Brasil será um parceiro ativo do Latam GPT , o modelo de idioma latino-americano.

A inteligência artificial (IA) foi um dos temas centrais da agenda do presidente chileno Gabriel Boric durante sua visita a Brasília. Vários memorandos de entendimento foram assinados entre os países, um dos quais permitirá que o Latam GPT seja desenvolvido em colaboração com o Brasil.

O acordo bilateral prevê trabalho conjunto no desenvolvimento de sistemas de IA e na construção do GPT Latam, órgãos de coordenação regional, cooperação acadêmica e científica , intercâmbio de talentos e eventos associados. As partes também se comprometeram a fortalecer a cooperação em infraestrutura de computação de alto desempenho para o desenvolvimento e treinamento de modelos de IA e a desenvolver modelos e sistemas interoperáveis, bem como estruturas regulatórias e políticas públicas que facilitem o avanço da IA ​​em um contexto de inovação responsável.

“A adesão de uma gigante da tecnologia como o Brasil ao projeto é uma prova da liderança do Chile em IA e um marco político, pois, até o momento, a maioria dos modelos de linguagem foi desenvolvida no Norte Global. Ter dois países progressistas como Chile e Brasil liderando esta cruzada nos permite avançar em direção à soberania tecnológica , à preservação de nossas culturas, à representatividade regional e ao desenvolvimento de conhecimento e capacidades”, disse a Ministra da Ciência, Tecnologia, Conhecimento e Inovação do Chile, Aisén Etcheverry .

AD 4nXdE39D q1fCBhFqC93fLstyjquWq8fFXGlXCAEBUz6QiqvzGcs8U4ZYsxTNZIMY3lE93hbMTeNodFyD 0ru2x9vymQiv156PYhv65lft81QSqqXATgobu4sOg7CHa9 WRhndqYE?key=667afv7CvpKKu0h6kEn0x Wi

Do lado brasileiro, o documento foi assinado pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. O governo chileno saudou o desenvolvimento, observando que “ o Brasil é o país com o maior investimento anunciado em IA na América Latina : o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) 2024-2028 foi lançado em 2024 , que prevê investimentos de US$ 4 bilhões”.

Como atividade paralela, o Centro Nacional de Inteligência Artificial (Cenia) assinará um convênio com a Universidade de São Paulo (USP) para apoiar o desenvolvimento de um centro de IA que reunirá e aprimorará, a partir da USP, capacidades locais de IA com três focos: Latam GPT, treinamento e requalificação profissional e uso de IA para pesquisa científica.

GPT América Latina

O projeto do modelo de linguagem de IA da América Latina foi apresentado em fevereiro; Seu lançamento oficial está previsto para junho. Será um modelo aberto no qual dados de diferentes países serão hospedados e analisados ​​no Centro de Supercomputação da Universidade de Tarapacá, no norte do Chile. 

O objetivo é que a colaboração regional resulte em melhor representação dos idiomas, expressões e especificidades culturais de seus países nos sistemas de IA.