jueves, septiembre 22, 2022
HomeREDESBrasil | 5G e Norte Conectado promovem evolução dos serviços públicos e...

Brasil | 5G e Norte Conectado promovem evolução dos serviços públicos e desenvolvimento na Amazônia

Seminário promovido pelo MCom e RNP debateu a importância das iniciativas que ampliam conectividade na região.

Ministério das Comunicações

O investimento em infraestrutura de telecomunicações na Região Amazônica é importante para ampliar o acesso à internet e garantir a evolução dos serviços públicos de educação, pesquisa, saúde, defesa e do judiciário. Essa foi uma das conclusões do 1º Seminário do Programa Norte Conectado, promovido na última sexta-feira (9), pelo Ministério das Comunicações (MCom) e pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Ao longo de três painéis, os participantes debateram a implantação das infovias subfluviais, a chegada da nova tecnologia 5G e o modelo de governança do Norte Conectado. Entre os assuntos abordados, o início da operação do Consórcio Aberto do Operador Neutro da Infovia 00 – que liga Macapá (AP) a Alenquer (PA). A Infovia 01 está em processo de implantação. O trecho que conecta Santarém (PA) a Manaus (AM) deve ser finalizado no primeiro semestre de 2023.

O 5G será mais um forte aliado no processo de digitalização e ampliação da conectividade na Amazônia. Conforme estabelecido no leilão de radiofrequências, o novo padrão de internet móvel deve ser ativado em todas as capitais da região até o fim de novembro. Em paralelo, cidades menores receberão, gradativamente, o serviço 4G.

VISITA TÉCNICA

Os participantes do Seminário também realizaram uma visita técnica ao Data Center Modular de Santarém (PA), localizado no campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O container é o ponto final dos cabos de fibra óptica que chegam do Rio Amazonas. Além disso, conheceram a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Fluminense. A instituição, em breve, será atendida pela Rede Metropolitana de Santarém, por meio das Redecomep (Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa), com isso terá conexão de melhor qualidade e capacidade.

O evento contou com a participação de representantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), dos ministérios das Comunicações (MCom), da Educação (MEC), da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), da Defesa (MD) e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), além de empresas privadas do setor de telecom. 

DPL News
DPL Newshttps://dplnews.com/
Digital Policy & Law es una empresa especializada en el análisis estratégico de las políticas públicas de telecomunicaciones, TIC y economía digital.

Publicidad

LEER DESPUÉS