Leer en español
O Banco Interamericano de Desenvolvimento ( BID ) aprovou um empréstimo de 100 milhões de dólares ao governo federal do Brasil para o Programa de Ampliação do Crédito para Investimentos em Redes de Telecomunicações, que beneficiará cerca de 2,5 milhões de pessoas.
O acesso ao crédito será facilitado aos pequenos prestadores que investem em infra-estruturas de banda larga em municípios com até 30 mil habitantes e, por outro lado, contribuirá para reduzir as assimetrias de informação entre os pequenos prestadores e as instituições financeiras para melhorar os mecanismos de classificação de crédito.
Leia também: Brasil será primeiro exportador de semicondutores da América Latina
O braço executor será o Ministério das Comunicações do Brasil . O financiamento alavancará recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) por meio de seus agentes financeiros.
Este empréstimo é a sexta operação da Linha de Crédito Condicional para Projetos de Investimento do plano Brasil Mais Digital , aprovada em 2021. Tem prazo de amortização de 24,5 anos, carência de cinco anos, taxa de juros baseada em SOFR e contrapartida local de 1,5 milhões de dólares.
O Brasil tem 49,6 milhões de assinantes de banda larga fixa , o equivalente a uma densidade de serviço sobre os habitantes de 24,5%.