Banco Central do Brasil participa do protótipo global de Open Finance do BIS
O Brasil participa do Projeto Aperta, o protótipo do Banco de Compensações Internacionais (BIS) que investiga como reduzir atritos e custos nas finanças globais, permitindo a troca contínua de dados transfronteiriços por meio do Open Finance.
O protótipo permitirá a partilha de dados de contas de empresas e consumidores, bem como dados sobre o financiamento do comércio relacionado com os transportes através das fronteiras, para que um banco estrangeiro possa abrir uma conta mais rapidamente , reduzir significativamente os custos e aumentar a velocidade do comércio.
O projeto procura conectar infraestruturas nacionais de Open Finance de diferentes jurisdições. O caso de uso inicial a ser explorado é o financiamento do comércio internacional para pequenas e médias empresas (PME), com outras aplicações a seguir. Atualmente, cerca de 70 jurisdições regulam o Open Finance, com o Open Banking como um subconjunto.
Leia também: Bancos investiram R$2 bi em open finance nos últimos três anos
O Projeto Aperta é um protótipo de uma rede multilateral de interoperabilidade transfronteiriça que conecta infraestruturas financeiras abertas nacionais de diferentes jurisdições, que permitirá que os dados financeiros sejam compartilhados de forma segura, criptografada de ponta a ponta, com o consentimento do consumidor e de forma integrada em todo o mundo. por meio de APIs (interfaces de programação de aplicativos).
É o resultado de uma colaboração entre o Centro de Inovação do BIS em Hong Kong, o Banco Central do Brasil, o Banco Central dos Emirados Árabes Unidos, a Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido, a Autoridade Monetária de Hong Kong e a Fundação Global de Identificadores de Entidades Jurídicas, a Iniciativa de Padrões Digitais da Câmara de Comércio Internacional e a Standard Chartered Foundation Fintech Academy.
A natureza multilateral do projeto permitirá que uma instituição como um banco, Fintech e outro tipo de instituição numa jurisdição se conecte perfeitamente com instituições em outras jurisdições, facilitando a troca de informações como detalhes de pagamento e conta, cartões de crédito ou eletrônicos conhecimentos de embarque.