Anatel vai bloquear sinal das TV Box piratas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou um plano de ação para combater os aparelhos do tipo TV Box irregulares. Agora, a Anatel vai bloquear o endereço IP desses dispositivos e inviabilizar o seu uso.

“A medida que aprovamos é para que sejam bloqueados os servidores que distribuem as chaves para quebrar o código dos conteúdos”, afirmou o presidente da Anatel, Carlos Baigorri. “A ideia é não permitir a conexão entre o servidor e os milhões de dispositivos. E, quando o consumidor perceber que aquela caixinha não abre o sinal de nada, ele vai parar de comprar”.

O objetivo da Agência é reduzir os riscos às redes de telecomunicações por dispositivos TV Box não homologados; aumentar a segurança física e de dados dos usuários; reduzir a atividade clandestina de provimento de conteúdo de TV por assinatura; e melhorar o cenário competitivo do mercado audiovisual pela redução de ofertas irregulares de conteúdo.

Relacionado: Operadoras querem medidas mais duras contra Smart TV Box ilegais

Estudos da Anatel realizados entre maio de 2021 e dezembro de 2022 mostraram que um malware permite que criminosos assumam o controle do TV Box para capturar dados e informações dos usuários, como registros financeiros ou arquivos que estejam armazenados em dispositivos que compartilhem a mesma rede.

Esse malware permite a operação remota de aplicativos instalados e a realização de ataques ataques de negação de serviço distribuídos (DDoS), com riscos a instituições públicas e privadas que usem as redes de telecomunicações.

Equipe técnica

O superintendente de fiscalização da Anatel, Hermano Tercius, explicou que um grupo técnico vai realizar a fiscalização e decidir o que vai ser bloqueado. O trabalho seguirá seis etapas: denúncia; validação e análise; assegurar que não vai afetar serviço legítimo; determinação do bloqueio; cumprimento; e acompanhamento.

A expectativa é iniciar os bloqueios já nos próximos dias.