jueves, enero 26, 2023
HomeDPL NEWSAnatel avaliará interesse nas bandas 1,9 GHz, 2,5 GHz e 39,5 GHz...

Anatel avaliará interesse nas bandas 1,9 GHz, 2,5 GHz e 39,5 GHz para banda larga

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) do Brasil decidiu, por unanimidade, encaminhar à Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação (SOR) propostas de chamadas públicas para avaliar a existência de possíveis interessados ​​na utilização das bandas de 1,9 GHz, 2,5 GHz e 39,5 GHz, para fornecer serviços de banda larga.

A banda de 39,5 GHz vem sendo cada vez mais utilizada em vários países para o fornecimento de banda larga sem fio de alta capacidade e seu uso estudado para aplicações em 5G fixo e no Wi-Fi 6.

As bandas de 1,9 GHz e 2,5 GHz, por sua vez, foram atribuídas às tecnologias 3G e 4G em licitações anteriores da Anatel; os restantes lotes deverão ser objecto de chamada pública.

O objetivo da chamada pública é levantar o número de possíveis interessados ​​para que a Agência decida pela realização de licitação para a venda de autorizações de uso de radiofrequências.

Atribuição da Banda S

A Anatel também aprovou a atribuição de bandas de frequência na banda S. Serão 30 + 30 MHz nas bandas 1980-2010 MHz e 2170-2200 MHz, disponíveis para serviços móveis pessoais, comunicação multimídia, telefonia fixa, serviços privados limitados e celulares via satélite.

Com a aprovação da resolução que promove a multidestinação da banda, a Anatel indica que também está se abrindo caminho para garantir um uso mais racional e eficiente do espectro no futuro. No entanto, as condições de utilização da faixa que envolvam questões político-regulatórias serão objecto de nova discussão por parte do Conselho de Administração, após análise da área técnica.

Itzel Carreño
Itzel Carreño
Itzel Carreño es editora de contenidos multimedia especializada en los mercados de América Latina. Estados Unidos y lo relacionado con redes de telecomunicaciones y servicios audiovisuales.

LEER DESPUÉS