Mais uma vez! WhatsApp relança serviço de transferência de dinheiro no Brasil

Leer en español

O WhatsApp lançou novamente o serviço de transferência de dinheiro pelo aplicativo no Brasil nesta terça-feira, depois de ter sido bloqueado pelo Banco Central (BC) no ano passado. As operações são associadas a cartões de débito e não terão taxas, informou o portal Convergência Digital.

O serviço de pagamentos foi batizado de WhatsApp Pay e será disponibilizado gradualmente nas próximas semanas em todo o país. Já o pagamento para empresas será ativado no futuro, após aprovação das autoridades brasileiras.

A princípio, as transferências estarão restritas a até R$ 1 mil por vez e será permitido receber até 20 transações por dia. Também há o limite de R$ 5 mil por mês, sendo que os bancos parceiros podem estabelecer uma cota menor.

As transações poderão ser feitas da mesma forma que o envio de fotos para os contatos e, inicialmente, serão associadas a cartões de débito, pré-pago ou combo do Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi, com as bandeiras Visa e Mastercard. O serviço será operado pela Cielo.

De acordo com o WhatsApp, as transferências e pagamentos são protegidos por várias camadas de segurança, como “o PIN do Facebook Pay ou a biometria do celular.” Somente operações dentro do país e em moeda local são autorizadas.

Quando as transações pelo aplicativo de mensagens foram lançadas pela primeira vez no Brasil, em junho de 2020, o BC mandou que a Visa e a Mastercard suspendessem o uso da aplicação.

Para o banco, a sentença visava preservar um ambiente competitivo que garantisse a operação de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e econômico. 

No entanto, a decisão foi revertida recentemente, após criação do Facebook Pagamentos do Brasil, permitindo que o WhatsApp relançasse o serviço.