Claro Empresas expande Claro Cloud com AWS e IA generativa

A Claro Empresas anunciou, durante a Febraban Tech 2025, a ampliação da plataforma Claro Cloud com a integração da AWS e novos recursos de inteligência artificial generativa (Gen AI). A novidade marca a primeira entrega após o investimento de R$ 1 bilhão na estratégia de nuvem da companhia.

Com a AWS, a Claro Cloud passa a oferecer ambiente multicloud com mais escalabilidade, flexibilidade e soluções de IA voltadas para diferentes perfis de empresas, desde grandes instituições financeiras até negócios de menor porte. A plataforma também garante camadas adicionais de segurança e conformidade regulatória, especialmente importantes para o setor financeiro.

No evento, a Claro apresentou um caso de uso interno no atendimento ao cliente, que atende mais de 2 milhões de usuários por dia. A adoção de Gen AI resultou em:

  • Redução de 21% no tempo da URA e aumento de 5 pontos na retenção sem atendimento humano;
  • Crescimento de 21 pontos no NPS transacional;
  • Com um copiloto de atendimento, houve aumento de 9 pontos na resolução na primeira chamada e queda de 9% no tempo de atendimento.

Essas soluções foram desenvolvidas no Centro de Excelência Operacional em Inteligência Artificial (CeO-IA) da Claro Empresas, que apoia clientes na adoção de IA Preditiva e IA Generativa. A companhia reforça que a Claro Cloud foi pensada para oferecer uma experiência multicloud prática, com previsibilidade de custos e apoio consultivo especializado.