O acordo permitirá que os dois países troquem informações sobre ciência, tecnologia e inovação em atividades espaciais.
Um Memorando de Entendimento entre o Brasil e o Chile foi firmado durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao presidente Gabriel Boric. O acordo, assinado pelas ministras de Ciência e Tecnologia de ambos os países, visa a cooperação em atividades espaciais para fins pacíficos, aproveitando as políticas nacionais de cada país.
Desta forma, a parceria permitirá que os dois países troquem informações sobre ciência, tecnologia e inovação no campo espacial, identifiquem e promovam projetos de pesquisa cooperativa, e realizem visitas e intercâmbios entre cientistas e especialistas técnicos.
Na semana passada, o Brasil regulamentou seus termos de exploração espacial com uma visão centrada na proteção do ambiente espacial. A Lei 14.946/23 estabelece os órgãos fiscalizadores e um registro obrigatório para exploração, além de prever pagamentos e multas cujos valores irão para um fundo nacional de fomento científico e tecnológico.
Assim sendo, Gabriel Boric, presidente do Chile, disse que a cooperação com o Brasil é importante para atualizar o Chile nas mudanças tecnológicas globais.
Já o presidente Lula enfatizou a relevância estratégica da colaboração espacial para o desenvolvimento dos países sul americanos nos âmbitos econômico, científico e tecnológico.
Desenvolvimento espacial do Chile
O Centro Espacial Nacional (CEN) do Chile, está previsto para ser inaugurado no segundo semestre de 2025. O projeto inclui uma construção de 5.800 m2, com um investimento total de US$ 34 milhões.
O empreendimento faz parte do Sistema Nacional Espacial do país e pretende ser um importante hub de pesquisa espacial do país. O CEN também contará com uma estação de controle de missão, laboratórios para desenvolvimento e montagem de satélites, e um laboratório de ciência de dados para processamento de informações.