Intelsat e CNH permitirão agricultura inteligente no Brasil

A Intelsat implantará terminais de satélite multiórbitas em equipamentos CNH para produção agrícola.

A empresa de satélites Intelsat está trabalhando com a CNH Industrial , uma empresa de equipamentos agrícolas, para levar conectividade a fazendas remotas no Brasil e permitir a agricultura inteligente.

A Intelsat e a CNH concordaram em instalar, conectar e operar terminais robustos de satélite multi-órbita em equipamentos da CNH operando em terras agrícolas remotas .

Esses equipamentos incluem tratores, colheitadeiras, equipamentos forrageiros , equipamentos de aplicação, equipamentos de preparo do solo, equipamentos de semeadura e sistemas agrícolas avançados.

Ao acessar múltiplas órbitas de satélite a partir de qualquer local, esses terminais podem oferecer maior confiabilidade de rede, maior desempenho e melhor experiência do usuário.

Esses recursos, destacou a Intelsat, são ideais para o lançamento da agricultura inteligente, visto que requer conectividade sólida para transmitir dados entre equipamentos agrícolas e dos equipamentos para a nuvem .

Leia: Solução da Embratel para o agro combina IoT, IA e opera em nuvem

A conectividade por satélite também proporciona uma grande oportunidade para ligar áreas agrícolas que estão longe das redes de telecomunicações móveis.

Em todo o mundo, existem mais de 570 milhões de explorações agrícolas e a maioria delas está localizada em zonas rurais com pouco acesso a soluções de conectividade terrestre. Só no Brasil, menos de um quarto das terras agrícolas está localizada perto de uma torre de celular.

Nesse sentido, a Intelsat destacou que a sua rede de satélites FlexMove “fornece aos utilizadores finais a conectividade fiável necessária para adotar equipamentos conectados e trazer a próxima grande revolução agrícola ”.

A Intelsat ainda acredita que a tecnologia de satélite poderia ajudar a resolver os complexos desafios de conectividade nas áreas agrícolas do Brasil, onde conexões estáveis ​​e confiáveis ​​são necessárias para aumentar a produtividade.

A conectividade por satélite é uma das tecnologias facilitadoras da agricultura inteligente , onde são adotadas tecnologias avançadas e operações agrícolas baseadas em dados para otimizar a produção agrícola.

Leia também: Setor agro ainda não está pronto para 5G: Ericsson

Até 2050, o Fundo Monetário Internacional prevê que a produção global de alimentos deverá aumentar 70% para satisfazer as necessidades do crescimento populacional.

A agricultura inteligente pode ajudar a aumentar esta produção e também a melhorar o rendimento das culturas, tendo em conta variáveis ​​como as alterações climáticas e a volatilidade dos preços das matérias-primas.

A nova solução, na qual ambas as empresas colaboram, deverá estar disponível comercialmente durante o terceiro trimestre deste ano.