O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, se reuniu com executivos da Amazon Web Services (AWS) em Londres, na Inglaterra, nesta semana. O objetivo da aproximação, segundo o governo, é ajudar na meta de tornar o estado o mais tecnológico do país.
Na reunião, os executivos confirmaram os planos de instalar uma Local Zone no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito em fevereiro de 2022, mas ainda não saiu do papel.
Uma AWS Local Zone agrupa data centers da companhia para atender clientes locais, respeitando os requisitos de permanência de dados no país em setores regulamentados, como saúde, governo e serviços financeiros.
“As políticas públicas do governo têm nos atraído para investir no Rio de Janeiro”, disse Rafael Bittencourt, gerente regional de Negócios para Setor Público da AWS.
Para Castro, ter a presença da empresa no estado trará mais segurança digital, já que o governo tem investido na digitalização de áreas como saúde e educação. Atualmente, 2,3 mil serviços do estado já estão disponíveis no portal de serviços digitais. “A meta é tornar o Rio o estado mais tecnológico do país, 100% digital”.
Investimento AWS no Brasil
Nesta semana, a AWS e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) anunciaram uma doação de US$ 1,2 milhão em créditos de Nuvem para 34 projetos de pesquisa por dois anos.
Os projetos abordam tecnologia em temas como segurança pública, setor espacial, biotecnologia e cidades inteligentes.
Segundo a companhia, este é o segundo acordo entre a AWS e a instituição, mas com o montante atual representando o triplo do valor anunciado em 2019.